Dieta Alimentar

Orientações científicas sobre alimentação antes da consagração

A importância da dieta alimentar antes de consagrar Ayahuasca

Muito se fala na tal dieta, não comer ovo, pepino, chocolate, carne, etc… cada organismo reage de uma maneira. Tudo é vibração e nem sempre a pessoa que come um chocolate vai passar mal. Às vezes faz-se a dieta corretamente, mas no dia do trabalho, acontece uma desarmonia na família e o sujeito toma aquela peia.

Porém do lado acadêmico existem algumas explicações a respeito da tal dieta para evitar alguns efeitos colaterais indesejados:

Explicação Científica

Está comprovado que a dieta influencia diretamente na qualidade da experiência e, sem dúvida, o maior perigo físico ao ingerir ayahuasca está relacionado com os efeitos da harmala, harmalina e tetrahidroharmina que contém, os que cumprem uma importante função inibidora da enzima monoamina oxidasa (MAO).

A tiramina é um aminoácido que normalmente é metabolizado pela MAO no intestino. Logo de levar compostos inibidores da MAO, a tiramina que se encontra em certos alimentos já não pode ser metabolizada pelo organismo enquanto a MAO se encontre inibida. Isto pode causar um acréscimo dos níveis de tiramina no sangue.

Crise Hipertensiva - Perigo!

Os altos níveis de tiramina podem afetar a produção natural de noradrenalina, conduzindo a uma crise hipertensiva. Numa crise hipertensiva a pressão sanguínea pode ultrapassar 180 e o batimento cardíaco pode chegar a mais de 100 pulsos por minuto.

Sintomas: Terrível enxaqueca, hemorragias, infartos, problemas neurológicos e outros.

Alimentos com Alto Teor de Tiramina - EVITAR

Alimentos que devem ser evitados nos dias prévios e posteriores de cada sessão:

Queijos fermentados Molhos picantes Feijões Soja Caviar Chocolate Enlatados Levedura Fígados Figos secos Pescado seco Banana Café Cerveja Vinho rosado e tinto Carnes em geral

Alimentos com Moderado Teor de Tiramina - LIMITAR

Frutas (a maioria) Produtos lácteos Leite Manteiga Iogurte Queijo fresco Chá Refrigerantes Vinhos brancos Missô Amendoim
Interações Medicamentosas

Um problema mais sério é a possibilidade de interação com outras drogas como o álcool. Uma das interações mais perigosas com inibidores da MAO é a modificação de inibidores seletivos de serotonina (SSRIs).

Síndrome Serotoninérgica: Agonia aguda na cabeça, sangramento pelo nariz, rigidez muscular e febre podem indicar o aparecimento de uma crise hipertensiva ou síndrome serotoninérgica.

EM RESUMO

A Tiramina, substância encontrada em alguns alimentos (listados acima), não é metabolizada pelo organismo, pois o mesmo encontra-se alterado para inibir o MAO e deixar o DMT aumentar. Não sendo metabolizada, os níveis de Tiramina aumentam trazendo alguns efeitos colaterais desconfortáveis e em alguns casos, graves, podendo até mesmo ser fatal.