Guia completo sobre o que vestir em trabalhos de Ayahuasca
Este artigo é meramente orientativo e destina-se àqueles que vão a um trabalho de Ayahuasca pela primeira vez. Tem o objetivo de dar alguma informação dentro de cada linha de trabalho.
Deve-se ter em mente que em um trabalho espiritual, qualquer que seja, devemos nos vestir adequadamente, respeitando sempre a linha de trabalho da casa que se pretende ir. Trabalhos com Ayahuasca possuem várias linhas, algumas tradicionais e outras mais modernas.
Linhas como o Santo Daime de uma maneira geral, prezam pela cor branca em suas roupas. Homens de calça comprida e mulheres de saia obrigatoriamente. Algumas casas separam os homens das mulheres. Os membros usam o fardamento que significa que o participante é adepto da doutrina.
Trabalhos Indígenas, quer seja em uma aldeia ou em algum espaço sagrado são mais liberais em relação a roupas. Na maioria dos casos pode-se usar roupas coloridas e até bermudas.
Trabalhos na linha da Umbandaime também tem uma vertente liberal quanto às roupas, porém alguns dirigentes são tradicionalistas e exigem o uso de cor branca para os trabalhos, calça comprida para homens e saia para mulheres.
Casas universalistas são adeptas a culturas diversificadas, então se for uma Cerimônia Hindú, algumas permitem o uso de roupas indianas. Se for uma cerimônia na linha Xamânica, permitem e até fazem pinturas faciais e ornamentos indígenas, etc...
É sempre bom lembrar que uma cerimônia espiritual não é de bom tom usar decotes provocantes, mini saias ou vestidos muito colados. Mulheres com saias também têm um hábito de usar um shorts por baixo.
Lembre-se de antes se informar com o Dirigente do espaço que deseja conhecer sobre os detalhes das vestimentas.